sábado, 12 de julho de 2008

EDUCAÇÃO x BLOG X APRENDIZAGEM...

AS SALAS DE AULA DO FUTURO

As possibilidades de uso da internet são inúmeras tornando sua utilização uma ferramenta útil para criar novos caminhos de construção de conceitos, ou modificando os existentes. Novos conceitos são criados intensamente para manter os usuários conectados e em constante troca de informações. A velocidade de conexão, o desenvolvimento de sites, o rápido processo de difusão da informação e a forma com que essa informação é difundida, fomenta e acelera o processo de criação e debate sobre diferentes temas do conhecimento.

O processo de ensino aprendizagem poderá se beneficiar se conseguir direcionar os conceitos pedagógicos para uma prática focada na realidade que se apresenta em nossa frente, na qual a internet está cada vez mais presente na vida dos alunos.

No ambiente de aprendizagem do blog e outras ferramentas de auxílio pedagógico, o aluno é incentivado a participar ativa e criativamente em seu processo formativo, de forma a proporcionar um aprendizado mais autônomo e consistente. É nesse sentido que Paulo Freire destaca que: “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” (FREIRE, 1996, pág. 27)

É nesse contexto que, educador e educando vão compartilhar e partilhar os saberes com outros, numa rede cooperativa de significados. Aqueles que têm mais competência orientam os demais e os auxiliam na busca de novas significações e na construção social do conhecimento.

Desse modo, o blog como uma TIC favorece a expansão dos espaços de aprendizagem vislumbrando uma superação do velho e conhecido modelo tradicional de ensino. Falar em blog como instrumento de auxílio a aprendizagem é constituir uma outra relação entre tecnologia e educação, relação essa que favorece diferentes caminhos de aprendizagem que vislumbram criatividade e interação no lugar da unidirecionalidade e passividade escolar.
FIQUEMOS DE OLHO! A EDUCAÇÃO ESTÁ MUDANDO!

Nenhum comentário: