quarta-feira, 9 de julho de 2008

POSSIBILIDADES...

SOFTWARES MATEMÁTICOS E SEU POTENCIAL COGNITIVO


Hoje, mesmo com todo o avanço da tecnologia é notório nas escolas a organização da aprendizagem em torno de aulas expositivas - especialmente nas áres de ciência exatas - o aspecto passivo desse método deixa pouco espaço para exploração ativa necessária à descoberta e fixação do conhecimento. Embora a exposição seja útil para facilitar a compreensão, o que se observa é que os alunos parecem aprender mais e melhor quando podem também explorar os conceitos eles próprios. O aparecimento da Internet, e a informatização das escolas e dos lares vêm mudando este panorama. A possibilidade de usar softwares para o ensino e estudo da matemática é uma perspectiva que tem aparecido em vários estudos da atualidade. Alguns pesquisadores consideram que isso possa mudar até mesmo a forma de conceber a matemática.

É importante salientar que os meios tecnológicos por si só não garantem o aprendizado mas podem propiciar interação entre os sujeitos de aprendizagem ampliando a condição de comunicação entre eles,e entre eles e o contexto, não deixando de lado a mediação pedagógica - comportamento do professor que deve se colocar sempre como facilitador, incentivador e motivador de aprendizagem, ajudando a integrar ensino e vida.

Portanto é nesse contexto que se encaixa a necessidade desse blog, na tentativa de disponibilizá-lo como uma ferramenta educacional verdadeiramente útil, complementar ao professor(a) e ao livro texto, para uso em sala de aula e inclusive em casa. A vivência dando aulas aponta não só para a necessidade dos alunos terem um papel ativo, manipulando as ferramentas que os instruem, mas também para a idéia de transformar o computador em aliado do professor(a).

Nenhum comentário: