sábado, 12 de julho de 2008

MAIS PARTICIPAÇÃO, AUTONOMIA E COLABORAÇÃO NO APRENDIZADO...


UMA NOVA FORMA DE APRENDER


O uso dos meios de comunicação no dia-a-dia escolar serve para situar o aluno no cotidiano extra-curricular, sendo fonte de pesquisa, diversidade de conhecimento, e conseqüentemente formação de um senso crítico mais apurado. Sabe-se que as TIC’ s utilizados na busca do saber são limitadas na escola e variadas fora dela.

Nos dias de hoje aonde através da tecnologia as informações nos chegam a uma velocidade sem precedentes na história e assim também se tornam obsoletas, a escola não deve ser uma instituição limitada e sem flexibilidade onde se ensina o básico e o que está já elaborado nos livros, mas parte de um conjunto de conexões que objetivam o aproveitamento total do ensino e suas relações.

Foi considerando esse contexto que eu, enquanto professor de mátemática, comecei a desenvolver a parti do mês de Abril do ano de 2008 no Colégio Estadual 29 de Março, localizado no Bairro de Santo Inácio no Município de Salvador um trabalho temático que utiliza o blog como ferrmenta de auxílio ao aprendizado na disciplina. Na ocasião foram selecionadas duas turmas do 3º ano do ensino médio.

A realização dessa atividade temática consiste na investigação de como o uso do blog pode auxiliar os alunos a construírem conhecimento de forma colaborativa e autônoma a partir do tema geometria espacial focando os sólidos geométricos e sua relação com o cotidiano do aluno.

Para conhecer alguns dos blogs contruidos pelos alunos sobre a temática, basta visitar os links abaixo. Vale salientar que os mesmos ainda estão em processo de construção.
Muito interessante, vale a pena visitar. Recomendo a aqueles que ainda não utilizaram o recurso a utilizarem, os alunos adoram e rendem muito.

Os blogs que irão ver abaixo tem com tema norteador: USO DO BLOG NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL

DÊ UMA ESPIADINHA CLICANDO NOS LINKS ABAIXO!








VIVA A EDUCAÇÃO! VIVA A TECNOLOGIA!

Nenhum comentário: