quarta-feira, 9 de julho de 2008

REVISÃO DE PARADIGMA...



NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM DEBATE


Ser tradicional, não ser tradicional, ser inovador, não ser inovador, cultivar tradições ou inovar no ensino? Essas questões estão inseridas em diversos trabalhos de pesquisa nas áreas de educação e mudanças no cenário da mesma. De certo, a revisão do paradigma vigente, onde o professor é o centro do processo deve e esta sendo debate e não só isso, já esta sendo fato em muitas searas de aprendizagem.

Alguns pontos são diversos e não conseguem chegar a um denominador comum, sobre a eficácia ou não da saída do tradicional, é nesse contexto que se apresentam as NTIC’s, que possibilitam, dentre outras transformações, uma nova tomada de atitudes em relação a educação e por extensão uma mudança na sociedade, e aqui em especial, na educação matemática.

Entende-se como NTIC’s, em um sentido lato, um conjunto de tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da diigitalização da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação".
Assim mais a frente deste blog será indicado alguns "endereços on-line" aonde poderão ser explorados conhecimentos de matemática, tornando possível assim, garantir uma atitude mais exploratória, ou mesmo lúdica por parte dos sujeitos aprendentes.

Nenhum comentário: