quarta-feira, 9 de julho de 2008

EDUCAÇÃO X TECNOLOGIA


EDUCAÇÃO X TENOLOGIA

Ao longo do tempo a humanidade desenvolveu inúmeras formas de uso da tecnologia. Isto tanto cria soluções para alguns problemas do homem, como cria novos desafios. Conviver com a tecnologia, saber utilizá-la de modo adequado é uma habilidade que pode se desenvolvida na escola, inclusive nas aulas de matemática, integrando a mesma com a realidade.

A Matemática está totalmente presente na criação e utilização dos recursos tecnológicos e esse fato têm que ser levado em consideração na escola, assim os alunos poderão compreender como os conhecimentos nessa área podem colaborar na melhor e maiores participações nas mais diversas situações sociais, além de tornar o aprendizado mais divertido e prazeroso.

Com o advento da Internet (web), houve uma verdadeira reviravolta nos conceitos de comunicação, tanto material – instrumentos e equipamentos – quanto formalmente – interlocutores virtuais que adquirem faces diversas, conforme a “comunidade” que freqüentam na rede. Somada à ciência da miniaturização, os equipamentos e os instrumentos estão se tornando menores e interligados, facilitando a vida cotidiana e modificando hábitos anteriormente arraigados.

No contexto atual, estuda-se o impacto das novas tecnologias na Educação, tendo, como objeto de estudo, a pesquisa e análise sobre como o setor educacional formal recebe e assimila essas ferramentas que lhes são oferecidas. Esses estudos visam aprofundar o conhecimento sobre a real importância das novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem (relação professor-aluno), comparativamente com o estágio sócio-cultural das respectivas comunidades educandas.

O próprio parâmetro curricular nacional prevêem que é importante propor ao aluno situações em que ele possa coletar, organizar dados e utilizar recursos visuais adequados (fluxogramas, tabelas e gráficos) para sintetizá-los, comunica-los e permitir conclusões.

Nenhum comentário: