quarta-feira, 9 de julho de 2008

MATEMÁTICA....HÁBITO...NTIC'S


A MATEMÁTICA COMO CONJUNTO DE HÁBITOS DE PENSAMENTO x NTIC'S




A Matemática é, em parte, um modo de pensar, um conjunto de hábitos de pensamento, esse hábito corresponde à capacidade de criar, manipular e ler imagens mentais de aspectos comuns da realidade. Compreender, visualizar informação espacial e quantitativa, rever e analisar passos anteriormente dados, interpretar, fazer aparecer imagens de objetos ou idéias que nunca foram vistas são tarefas que contribuem e muito para o desenvolvimento desses hábitos. No entanto, o que se tem visto é que muitas vezes o conteúdo é ensinado sem tornar visível esse aspecto globalizante. É necessário que o aluno reconheça como essas atividades interagem, para isso, uma estratégia possível é explorar as potencialidades das NTIC’s como ferramenta de aprendizagem, abrangendo, entre outras, invariantes algébricos, numéricos, lógicos, criativos, geométricos estáticos ou dinâmicos.

Dessa forma segue abaixo links que poderão ser utilizados como apoio ao livro didático e ao professor na tentativa de transcender a disciplina e tornar os conteúdos matemático e até mesmo físicos mais palpáveis e interessantes através do uso de softwares.

Click nos links abaixo para informações e dowloands:
Porém ficam algumas perguntas que não querem calar:

Mas como tornar um SOFTWARE MATEMÁTICO mais acessível aos estudantes de do nível fundamental e médio especialmente na rede pública?

Como oferecer aos estudantes uma estrutura através da qual possam ser aproveitadas as vantagens de sistemas tão gerais como os de computação algébrica, sem desestimular com regras de sintaxe a serem seguidas, dicionários de comandos a serem aprendidos, milhares de páginas de ajuda a serem lidas?

Nenhum comentário: